“O Pneu É O Paradigma Da Economia Circular”

Em 2017, Valorpneu, o Sistema Integrado de Gestão de Pneus Fora de Exercício, recolheu em Portugal 188.367 toneladas deles. Meio ponto percentual a menos que no exercício anterior. 12% do total de reúso e as 165.939 toneladas restantes serão recicl.

O granulado de borracha obtido, tendo como exemplo, foi usada pra fabricação de pisos de segurança de parques infantis e completar o gramado artificial dos campos de futebol de base. Assim como foi exportado para um 27,4% do mesmo. “Nossa principal contrariedade, que é bem como o nosso atual estímulo, que consiste em descobrir, em parceria com corporações e universidades, novas aplicações para a borracha reciclagem”, explica Gabriel Leal, diretor-geral da Valorpneu. Quando um pneu é considerado um resíduo?

Juridicamente, um resíduo é aquilo que teu regular proprietário não deseja ter. No caso dos pneus, ele se classifica como um resíduo, já que, quando o dono do carro considera que já atingiram um grau de utilização bastante para cobrir as suas necessidades.

imediatamente, do ponto de visibilidade ambiental, o pneu se entenderia como um resíduo. Porém, depois de atravessar por mãos experientes, pode tornar-se, outra vez, em um item reusável, através de um modo de recauchutado ou servindo, tais como, pra outro usuário como pneu de segunda mão. Como gerem vocês os pneus fora de exercício?

Quais são as fraudes mais comuns ao redor dos pneus fora de uso? O mais convencional guarda ligação com a importação de pneus que não se declaram. Contudo também se dá o caso inverso: a exportação de pneus usados de países terceiros, sem pedir anteriormente a autorização pra União Europeia. Em ambos os casos, está enganando o freguês. E são ações que envolvem, também, riscos ambientais, dado que pela importação de pneus sem manifestar aparecem no mercado pneus cujos produtores não serão responsáveis por sua gestão.

  1. 5 Calibração e indefinição
  2. 1925 Nasce Kaltex, distribuidora têxtil
  3. 4 Afectar negativamente a concorrência e as trocas comerciais
  4. 1, A resistência ao estresse
  5. 2 Gestões de José Vicente Concha

No caso de exportação que se produz, iludindo os requisitos comunitários, isto implica, pela maioria dos casos, uma maneira de se livrar de grandes quantidades de pneus sem recorrer a sua reciclagem, o que acarreta, logicamente, um gasto.

Também, é claro, há casos em que os pneus acabam em depósitos incontroláveis, como resultado de uma gestão inadequada. Como combater tais práticas? Como SIG falta de autoridade para agir em matéria de fraude. O que sim desejamos fazer, e fazemos, é denunciar os casos que encontramos. Qual é o papel que cumpre o pneu fora de emprego pela economia circular?