Uma viagem, um instante, um raio de claridade e uma imagem estupendo. Cozinhar fotografias com 60 segundos de claridade’ é o primeiro livro das fotógrafas Lola Barcia Albacar (Valência, 1968) e Marinela Forcadell breve visibilidade (Lisboa, 1969), instaladas em Oropesa del Mar e com o teu estudo na capital do Plano.
O indicaram nessa sexta-feira em Madrid, pela Livraria Oito e Meia e é uma bacana mostra da projeção e caminhada que iniciaram no ano de 2008, quando se especializaram na sua técnica e criaram a tua marca: Fotolateras. Sem disparador, nem ao menos intuito, sem lente nem sequer visualizador.
Com as latas às costas, e laboratórios itinerantes (em todas as casas de banho dos quartos de hotel), Lola e Marinela ter viajado meio universo e moldaram suas formas, suas histórias, suas obras e monumentos, em imagens tão nítidas e reais.
É a fotografia pinhole, a maneira mais primitiva de atrair um momento e um lugar através de uma lata de metal. Assim o explicam as duas, quem se lembra de que, se os primeiros passos como fotolateras os deram, em abril de 2008, “o que tínhamos tão claro, que em junho desse ano prontamente registramos a marca”, explica. Na atualidade, se dedicam à arte e à docência e, mesmo que aperfeiçoada, mantêm a tua técnica ‘fotolatera: Lola é especialista em enquadrar e Marinela em controlar o tempo de exibição. Assim, conseguiram enlatar mais de 50 cidades do universo, que se resume no livro que acaba de apresentar, em Madrid, pela editora Canibaal.
- Os melhores lugares para fotografar o outono em Portugal
- Veja do dia-a-dia
- cinco dias em Bali
- Blamin’s not hard to do
- Seja Paciente
- Viagem de 7 dias em um mês custa 256€, e você podes percorrer trinta países ao tua vontade
- nove Roma 1960
Na sua vertente de ensino, mais de 1000 alunos aprenderam esta técnica em locais tão vários como a faculdade de Valência, o Instituto Confúcio ou a London School of Economics. As Fotolateras explicam como desenvolver uma fotolata, como fazer as fotos e como revelarlas, sugestões que bem como são incluídos no livro. Entre 7 de março e 6 de abril, ministradas uma oficina de fotografia pinhole na Universitat Jaume I de Castellón e da matrícula estará aberta até o dia 7 de março. Oficina de Fotografia pinhole. Como se podem retirar imagens com uma lata?
Interessados em aumentar conhecimentos e abrir promessas em sua conexão com a imagem e a prática da fotografia. Cada aluno criará tua própria câmera pinhole a começar por uma lata de metal e, através de exercícios e práticas, chegará a dominar esta técnica fotográfica.
Minha primeira canção devia compor a faixa com vinte e poucos anos. Era uma punki, jovem, autoafirmativa, compartilhando de mais ódio do que de amor. Curso de trato. Um disco, um livro, o A. G.: Escrever é, um tanto, ajustar contas com a realidade. É forçar a realidade a ser mais justa. Como um livro podes ser político? Isso depende de desejo do autor.