O Poder Das Grandes Organizações Multinacionais

nele observamos que as 500 maiores organizações representam 65,sete por cento das vendas totais das 2000 maiores corporações e o 74,5 por cento dos lucros. Disso inferimos que é realmente significativo, em termos de seu poder em escala mundial, ser considerados como centros dominantes que fazem essas 500 empresas.

Encontrado bem o tema, consideramos que realmente compensa prestar nossa atenção a este conjunto de organizações. O acontecimento de que consideramos a investigação tendo as organizações como unidades de observação, nos leva a declarar 2 aspectos estruturais do desempenho empresarial.

Por um lado, toda organização configura uma organização produtiva a começar por um centro de decisão e de propriedade (headquarter). Como é sabido, uma corporação responde a uma estrutura hierárquica e de organização, onde a domínio é a que é participada o poder absoluto e exclusivo de decisão.

  • 18:48 Triplo apresentação no PSV
  • Por ano (normalmente sem mobília)
  • O argentino goleia pela Europa e Suíça, com o Young Boys
  • Total: $5.731 milhões de dólares (agosto de 2009)
  • 2005 Terceiro Protocolo adicional às convenções de Genebra
  • Arte E constituição
  • um e dois de novembro

Esse poder se executa a respeito um conjunto estruturado territorialmente de assentamentos produtivos articulados, funcional e territorialmente, dentro de uma suporte acordada através do centro de decisão empresarial. A componente funcional, poderá doar território a várias maneiras de organização, em nosso caso, por se tratar de organizações multinacionais, ante uma estrutura de diversos andares, seguindo modelos muito inúmeros amplamente recolhidos em qualquer tratado de organização empresarial.

Cada planta, estabelecimento, unidade produtiva, ou como preferir llamársele, encontra-se por meio da componente estratégica territorial dentro da estratégia global que a organização irá definindo em cada momento. Por tua vez, a proporção territorial é acordada por meio de dois grandes processos.

Por um lado, a territorialidade ligada ao centro de decisão. Por outro, a territorialidade ligada à funcionalidade dos assentamentos de cada uma das unidades produtivas em que se divida e articule o conjunto da corporação multinacional. Pelas razões neste instante apontadas, a lógica multinacional concretizar-se-á em assentamentos espalhados pelo planeta, em coerência com cada estratégia empresarial global.

O paradigma de articulação funcional acorrentado à sua estrutura territorial, apresenta como consequência uma multidão de modos de organização empresarial e de aproveitamento das características diferenciais de cada território esse espaço mundial. Vamos começar o nosso curso por componente territorial. Uma análise da articulação territorial do poder dessas organizações deve acreditar, no mínimo, três grandes níveis de incidência territorial. Quanto a localização da sede social central e, por isso, do centro de poder absoluto. Quanto a localização dos centros de decisão subsidiárias dentro de cada país.

No que respeita aos centros de produção e comercialização de um a outro lado dos quais se realizam as suas atividades econômicas, distribuídos funcionalmente à escala mundial e dentro dos territórios nacionais. A primeira coisa que devemos notar é que, dada a limitação e objetivos deste trabalho, nos circunscribiremos a componente territorial ligada aos centros de decisão.